Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

Horto mercado de ItaipavaItaipava é um lugarzinho todo especial que fica na região serrana do Estado do Rio de Janeiro. É um distrito da famosa Petrópolis, cidade onde fica o Museu Imperial, ex-residência de verão da família imperial, e a Casa de Santos Dumont, dentre outros atrativos. Talvez pela sua proximidade com o Rio de Janeiro, a apenas uma hora de viagem de carro, Itaipava transformou-se, senão no principal, mas em um dos mais importantes centros gastronômicos do país. São dezenas de excelentes restaurantes, alguns localizados em sofisticadas pousadas, incluindo aí a badalada Locanda della Mimosa, do chef Dânio Braga.

Bem, os amantes da gastronomia, além de se deliciarem com a diversificada culinária de Itaipava, descobriram um novo point que, aos poucos, vai se transformando em mais uma atração turística da cidade: o Mercado do Produtor. Fica na Estrada União e Indústria, bem no centro de Itaipava, e é um verdadeiro festival gastronômico e visual. Verduras e hortaliças fresquinhas, tudo da região serrana, produtos orgânicos (tem uma cenourinha dos deuses), ovo caipira, frutas, truta e tilápia (frescas ou congeladas), doces artesanais, doces caseiros, cogumelos dos mais diversos tipos, mel. Importante ressaltar que noventa e cinco por centro dos produtos são de produtores da região serrana.

Lojinha do Horto mercado de Itaipava Além disso, há uma lojinha fantástica, do lado direito de quem entra, onde o visitante encontra queijo de cabra de Friburgo e de Guapimirim, os doces e geléias fantásticos do Sítio Humaytá, de Secretário, vizinho de Itaipava, a já famosa goiabada cremosa da Tereza Quintella, de Três Rios, e um requeijão todo especial, que desmancha na boca. Esse vem de Mar de Espanha, Minas Gerais. Mas fica a apenas 30 quilômetros da fronteira do o Estado do Rio.

Ainda há no mercado um barzinho onde você pode jogar conversa fora com os amigos enquanto toma uma cervejinha sempre geladinha, acompanhada do já tradicional pastel da casa. E ainda pode dar a sorte de encontrar Hugo Carvana e o humorista Jaguar, ambos assíduos freqüentadores do lugar. Um belo passeio.

 


Chico Junior é jornalista e autor do livro Roteiros do Sabor Brasileiro - que une turismo e a gastronomia regional do Brasil. chicoju@slowfoodbrasil.com

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s