Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

unnamed (1).jpg

Foi assinado na tarde desta quarta-feira (29) um acordo entre o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), SlowFood e Semear Internacional (FIDA/IICA) que beneficiará diretamente produtores rurais dos projetos atendidos pelo FIDA no semiárido nordestino em ações que impulsionarão atividades agrícolas sustentáveis e orgânicas. A assinatura aconteceu dentro da programação do 10º Fórum dos Gestores Estaduais Responsáveis pelas Políticas de Apoio à Agricultura Familiar no Nordeste e em Minas Gerais, que está sendo realizado na cidade de Maceió, em Alagoas.

O gerente do FIDA para o Brasil, Paolo Silveri, e a diretora da SlowFood Internacional para o Brasil, Valentina Bianco, assinaram o acordo que oficializa o início dos trabalhos no âmbito da existente  doação do FIDA de U$ 900 mil para o trabalho da SlowFood Internacional nos projeto FIDA dentro e fora do Brasil, integrando-as com as atividades dos Projetos em execução do FIDA no Brasil e do Programa Semear Internacional. Serão realizadas atividades como desenvolvimento de produtos para a Arca do Gosto e Fortaleza Slow Food, capacitações em ecogastronomia junto às comunidades rurais, envolvendo jovens, mulheres, indígenas e quilombolas, além da difusão destas práticas nas demais regiões do Nordeste e Minas Gerais.

   Os queijos artesanais catarinenses são tradicionalmente elaborados a partir de leite cru, porém, a legislação vigente proíbe a elaboração de queijos a partir de leite cru que possuam um período de maturação inferior a 60 dias, além de uma série de exigências estruturais que inviabilizam a produção artesanal.

WhatsApp Image 2017-11-27 at 10.55.13.jpeg
Produtores de Major Gercino/SC

   Os processos de produção de queijo proveniente de leite cru envolvem saberes e fazeres transmitidos de geração a geração, com conhecimentos tradicionais construídos, transformados e reiterados ao longo dos tempos, que são expressões da diversidade cultural de nosso estado.
   Impossibilitados de formalizarem suas atividades, os produtores de queijos artesanais que resistem em manter suas tradições, ficam sujeitos a terem seus produtos apreendidos e destinados a aterros sanitários, como temos observado em fiscalizações que visam a repressão à produção e comercialização de produtos de origem animal clandestinos.

comunicado.png

No dia 29 de outubro ocorrerá o Jantar Magno Beneficente em apoio ao Slow Food Brasil, com produtos das comunidades guardiãs da sociobiodiversidade brasileira.
Algumas delas já são Fortalezas Slow Food e outras estão no processo de implementação.
Os pratos serão feitos pelos chefs da Aliança de Cozinheiros e contará com a presença do fundador do Slow food, Carlo Petrini.

Confira o menu e os cozinheiros que integram essa iniciativa:

WhatsApp Image 2017-10-26 at 09.40.27.jpeg

Engenhos de Farinha de SC como patrimônio cultural na telona do cinema do CIC, Floripa.

22218616 1465110666892153 7512359927985376197 o

Ganhador do Prêmio de Patrimônio Imaterial do Edital Elisabete Anderle de 2015, o documentário Cultura de Engenho: patrimônio e resistência será lançado no Centro Integrado de Cultura de SC no próximo dia 05 na presença de seus protagonistas, agricultores familiares de Florianópolis, Imbituba, Garopaba, Palhoça entre outras comunidades que compõem a Rede Catarinense de Engenhos de Farinha e Fortaleza dos Engenhos de Farinha Slow Food. O evento, promovido pela Rede Catarina Slow Food, Ponto de Cultura Engenhos de Farinha/Cepagro e parceiros tem como objetivo sensibilizar estado e sociedade para a preservação do patrimônio agroalimentar dos Engenhos de Farinha. A atividade começa às 16 horas e vai até às 7h da noite e é gratuita.

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s