Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

Os peixes devem ser capturados por meio de técnicas adaptadas ao seu habitat marinho, técnicas que não causam danos permanentes ao fundo do mar e evitam as capturas acidentais e devoluções ao mar.

Para mais informações sobre as práticas de pesca:

A pesca artesanal, utilizando pequenas embarcações, é um recurso valioso para a sustentabilidade econômica e ecológica do setor.

Sistemas artesanais geralmente não causam desequilíbrios entre as espécies e respeitam os recursos locais e a biodiversidade dos territórios: os pescadores obedecem à lei da natureza e da água, em vez de seguir o imperativo econômico do lucro máximo.

Promover e valorizar o conhecimento de pescadores artesanais, incluindo os dos povos indígenas, deve ser uma prioridade das políticas de pesca.

A pesca artesanal, entretanto, está sob pesado ataque da pesca industrial, da pesca pirata e da globalização.

A pesca tradicional do atum no Mediterrâneo, por exemplo, é muito menos prejudicial com relação ao impacto sobre os estoques de peixe e mais seletiva do que os métodos modernos mas está atualmente em risco de desaparecer.

Ao longo da costa oeste africana, nos países que seguiram à risca as leis do mercado global e a liberalização do comércio, as comunidades de pescadores tradicionais estão em aberta concorrência com navios europeus, russos e asiáticos que estão empenhados a saquear os seus recursos marinhos. Alguns desses navios encontram-se nesta área devido aos acordos comerciais através dos quais os governos africanos têm vendido seus estoques de peixe. Outros são operados por caçadores, às vezes armados,  e que não têm escrúpulos em afundar os barcos de pescadores locais.

Comparação entre a pesca artesanal e industrial a partir da perspectiva da sustentabilidade

slowfish-grafico
(Fonte: Daniel Pauly e Jacquet Jennifer, Prioridades de Financiamento: grandes barreiras ao Pesca de Pequena Escala, 2008)

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s