Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

Você sabia que existem cerca de 2.500 espécies de peixes apenas no Brasil? O que corresponde a 10% da fauna de peixes do mundo em águas doces, sendo que na região marinha são mais 1.000 espécies. Poucos são venenosos e, portanto, não comestíveis. É impossível listar todas a espécies comestíveis, no entanto, em quase todos os países, apenas 20 espécies são comumente consumidas.

Precisamos saber mais sobre as espécies negligenciadas e descobrir o seu valor gastronômico. Muitas vezes, elas podem ser mais difíceis de identificar ou preparar, mas tão ou mais deliciosas do que os seus mais conhecidos, primos sobre-pescados.

Podemos nos presentear com a satisfação de apoiar a pesca responsável. Como a demanda é baixa, atualmente a maioria de espécies pouco conhecidas são jogadas de volta na água ou vendidas a preços muito baixos. Frequentemente estes peixes são muito saborosos mas o mercado não os considera de grande valor.

O mercado condiciona a pesca. E nós somos o mercado!

Faça isto também pela sua saúde! Pequenos peixes consumidos com os ossos são uma excelente fonte de cálcio.

O Slow Food decidiu não apresentar uma lista de espécies sub-utilizadas e negligenciadas, porque elas variam de mar a mar e porque se fosse para se tornar populares de repente por serem colocadas no pedestal da sustentabilidade isso só iria mudar o problema de lugar, sem resolvê-lo.

Em vez disso, pergunte ao seu peixeiro ou alguém de uma geração mais velha, para ajudar você a descobrir ou re-descobrir interessantes espécies locais.

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s