Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

Esta Comunidade é formada por cerca de 70 produtores associados ao Grupo Ambiental Natureza Viva (GRANAV), distribuídos em 25 comunidades ribeirinhas do Paraná de Parintins, Assentamento de Vila Amazônia (Valéria)-AM e Juruti Velho-PA, que iniciaram suas atividades com a meliponicultura através do Projeto de Manejo de Recursos Naturais da Várzea (Pró Várzea) do IBAMA, que iniciou no ano de 2000 com término das atividades no ano de 2005.

A Comunidade de meliponicultores trabalha exclusivamente com o mel de abelha nativa sem ferrão, em especial o mel de colmeias de Jupará, a Melipona interrupta. Atualmente, a meliponicultura tem chamado a atenção dos comunitários e cada vez mais tem-se investido na atividade, tanto os antigos como os novos meliponicultores.

O GRANAV é uma instituição não governamental que desenvolve suas atividades voltadas à preservação e uso sustentável do meio ambiente. Além da meliponicultura, também são desenvolvidas as roças de mandioca, a produção de farinha, a fruticultura, os acordos de pesca, a educação ambiental, a permanência do homem no campo e harmonia com a natureza.

O mel de Jupará da Amazônia é um produto na Arca do Gosto, e está ligado a essa comunidade. O Mel de Abelhas Nativas é um produto que faz parte da alimentação dos povos da floresta há muitos anos e compõe a mesa das populações ribeirinhas da Amazônia até hoje. O mel é utilizado como adoçante natural, consumido com a farinha de mandioca e, principalmente na medicina tradicional, na cura de muitas enfermidades dessas comunidades. A extração do mel possibilitou além dessas utilidades, fonte de renda e um desenvolvimento social a partir da aplicação das técnicas racionais de criação, multiplicação e manejo das colônias às comunidades ribeirinhas. Em Parintins, no Amazonas, algumas comunidades do Paraná de Parintins possuem a prática da Meliponicultura, que é a criação racional das abelhas nativas.

 

Estado/Região/Território: Amazonas/Região Norte

 

Está Comunidade do Alimento foi inserida na Rede Slow Food pelo projeto:

Logo Novo Projeto site copy

 

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s