Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

Estão organizados na forma da Associação dos Produtores Agroextrativistas da RDS do Rio Madeira. Atualmente, cinco famílias estão envolvidas no beneficiamento do cacau e 50 famílias da comunidade envolvidas na produção/coleta dos frutos.

Os agricultores da comunidade Verdum trabalham com produção de cacau nativo (não híbrido) nos Sistemas Agroflorestais (SAFs) do tipo tradicionais. Os SAFs são consórcios de diversas espécies, dentre as quais, açaí, banana, cedro, cacau, jenipapo, macaxeira, milho, abóbora, etc. O cacau produzido em Verdum é cultivado por aproximadamente 50 famílias da própria comunidade, sendo cinco famílias diretamente envolvidas no beneficiamento da produção. A agroindústria consiste em uma casa com estrutura de madeira, com uma área aproximada de 100m², com assoalhos de cerâmica e paredes revestidas com PVC.  Atualmente, produzem licor, geleia e chocolate em barra (100%) e em pó.

Para fabricação do chocolate em barra em pó, licor e geleia, os ribeirinhos, coletam cedo o fruto dentro da mata. Após quebrar a casca, as amêndoas são espremidas no tipiti para extrair o licor. Posteriormente as sementes são fermentadas e depois secas.

Todo trabalho desde a colheita, beneficiamento e preparos são realizados pelo próprios comunitários, as crianças são mantidas nas escolas com a preocupação de não ter nenhum trabalho infantil em toda produção. Os produtos já saem beneficiados, agregando rendas aos comunitários. Os produtos são vendidos na cidade de Manicoré e em Manaus quanto há eventos. Contudo, ainda há atravessadores no processo.

 

Estado/Região/Território: Amazonas/Região Norte

Municípios:  Manicoré

Referência da Comunidade: Maria Lúcia de Araújo França, (92) 99274-1109

 

Esta Comunidade do Alimento foi incluída na rede Slow Food pelo projeto:

Logo Novo Projeto site copy

 

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s