Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

A Comunidade está organizada na forma da Associação de Moradores Tradicionais do Lago do Maracarana.  Maracaca é uma típica comunidade ribeirinha da Amazônia, com suas atividades tradicionais basicamente estabelecidas pela agricultura familiar, extrativismo e pesca. Está inserida na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uatumã, Unidade de Conservação de Uso Sustentável que abrange um território com mais de 30 comunidades como essa.

A relação com a terra e com o rio é muito forte, fato que coloca também a pesca tradicional como uma das atividades base dessa comunidade. Os peixes perfazem uma fonte importante de proteína para a população local.

Os alimentos produzidos pela comunidade fazem parte da base alimentar tradicional e local da Amazônia. Dessa maneira, os sabores são muito característicos e únicos dessa região, como a polpa de cupuaçu, a goma regional de mandioca e o delicioso tucupi (espécie de sumo extraído da mandioca durante o processo de produção da farinha), castanha do Brasil, entre outros. Além disso, nutricionalmente a diversidade de alimentos compõem uma fonte alimentar muito rica, e que faz parte da Cultura Alimentar da região. Com apoio técnico do IDESAM, foram estabelecidos plantios de banana agroecológicos.

É importante ressaltar que grande parte dos alimentos é consumido localmente, na própria comunidade,e é muito comum a prática de troca entre os moradores. O excedente é comercializado com os regatões (denominação que se dá a barcos de atravessadores, os quais passam pelas comunidades para comprar a produção dos sítios, uma vez que os próprios agricultores não possuem essa logística), ou também em feiras nas sedes dos municípios próximos, quando possível, como São Sebastião do Uatumã e Itapiranga.

Estado/Região/Território: Amazonas/Região Norte

Municípios: São Sebastião do Uatumã

Referência da Comunidade: Thiego Araújo Brasil e Claudomiro dos Santos Gomes (Kaká), (92) 99321-6477 (tratar com Jefferson)

Esta Comunidade do Alimento foi incluída na rede Slow Food pelo projeto:

Logo Novo Projeto site copy

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s