Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

A Comunidade está organizada como Chico Fulô, Movimento do Graal no Brasil, e conta com aproximadamente 25 famílias diretamente ligadas à coleta e ao processamento.

A marca Chico Fulô foi desenvolvida para a comercialização de produtos gerados nas comunidades urbanas e rurais dos municípios de Buritizeiro e Pirapora, no norte de Minas Gerais. Essas comunidades produzem uma extensa lista de itens da “Cesta de Produtos do Cerrado”. O trabalho é coordenado pelo Movimento do Graal no Brasil, que tem por objetivo a construção da soberania alimentar dos pequenos produtores da agricultura familiar, além de promover a economia solidária e incentivar o uso sustentável do Cerrado.

Entre as atividades, está a produção de doces, geléias, licores, vinhos, polpada, doce em barra, paçoca, compotas, bombons e panetones, que utilizam em sua composição frutos do cerrado, como jatobá, murici, buriti, cabeça-de-negro, gravatá, ananás, cagaita, mangaba, umbu. A Chico Fulô conta hoje com uma agroindústria central, na área urbana de Buritizeiro, e com cinco unidades descentralizadas, duas das quais com estrutura de mini-agroindústria. Nas unidades, o grupo de mulheres (em sua maioria) e colaboradores beneficiam os frutos conjuntamente.

 

Estado/Região/Território: Minas Gerais/Região Sudeste

Municípios: Buritizeiro

Referência da Comunidade:  Arlete Alves de Almeida – (38) 999559020/ Wellington Lins Santos - (38) 991914913

 

Esta Comunidade do Alimento foi incluída na Rede Slow Food pelo projeto:

Logo Novo Projeto site copy

 

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s