Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

A Comunidade é uma iniciativa familiar que envolve dez produtores da família. A produção do pé-de-moleque é realizada por uma família tradicional do município de Rio Preto da Eva, interior do Amazonas, e teve início em meados de 2012. O preparo da massa que dá origem ao pé-de-moleque é realizado todo no sítio Cristo Rei e os produtores participam de feiras da Agricultura Familiar no município de Manaus.

A produção do Pé de Moleque de Mandioca é a atividade principal dessa comunidade e são produzidos, em média ,de 1.500 unidades semanais distribuídos nos principais estabelecimentos da cidade e algumas feiras. Além de saboroso, o pé de moleque faz parte da cultura alimentar amazonense onde o modo de fazer é passado de geração em geração, assim, é um símbolo da gastronomia local. Também faz parte da Arca do Gosto.

A produção de mandioca é orgânica, sem uso de agrotóxicos, assim como a castanha utilizada. O processo de preparo ainda conta com o uso do açúcar e da manteiga, que nem sempre são de origem orgânica. É de interesse dessa comunidade buscar alternativas ao uso desses insumos, substituindo-os por rapadura, mel ou açúcar orgânico, e manteigas regionais produzidas no próprio estado. Isso está em avaliação, uma vez que os custos podem aumentar significativamente. A produção do pé-de-moleque é a principal atividade de renda familiar, chegando a produzir 7 mil unidades no valor de R$ 7,00 unidade de 300g, embalado em folhas de bananeira. Também produzem outros derivados da mandioca, como tapioca, beiju e goma. O preço do produto é estabelecido pela própria comunidade.

 

Estado/Região/Território: Amazonas/Região Norte

Municípios: Rio Preto da Eva

Referência da Comunidade: Igor de Sousa Galvão, (92)992435214/(92)994528268

 

 

Esta Comunidade do Alimento foi incluída na Rede Slow Food pelo projeto:

Logo Novo Projeto site copy

 

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s