Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

A Comunidade de origem quilombola tem sua base em Cidade Ocidental, no estado de Goiás, e conta com 32 membros. A marmelada de Santa Luzia é um tipo tradicional de conserva do marmelo e está entre os produtos da Arca do Gosto Slow Food.

A receita tem sido transmitida de geração em geração. Para o preparo, usa-se uma variedade tradicional de marmelo que cresce especialmente bem no clima do planalto - o marmelo amadurece entre dezembro e janeiro. A fruta é colhida, pré- cozida e colocada em vasilhas. O processo é feito artesanalmente nas casas dos produtores durante todo o ano em tradicionais caldeiras de cobre. Ela é embalada em caixas de madeira, confeccionadas pelos próprios produtores, uma vez que se preserva melhor em contato com este material. É consumida como sobremesa após as refeições ou com queijos locais.   

Por conta do começo da produção semi-industrial da marmelada em outros locais, a produção artesanal do marmelo de Santa Luzia está caindo. Assim, o produto é comercializado principalmente em escala local.

Realizam a Festa do Marmelo, que acontece sempre durante a colheita da fruta, no mês de janeiro. Têm uma forte relação com a Igreja Católica e realizam festejos no decorrer do ano como o de Nossa Senhora da Abadia, em agosto; Nossa Senhora da Aparecida, em outubro  e a Folia do Divino, em maio. Organizam reuniões mensais e atualmente realizam um trabalho focado na realização da produção para a participação de feiras além das fronteiras da comunidade. Alguns dos produtores conquistaram os selos da agricultura familiar e quilombola. Necessitam de organização logística, confecção de rótulos,  criação de marca e capacitação.

 

Estado/Região/Território: Goiás/Região Centro-oeste

Municípios: Cidade Ocidental, Goiás.

Referência da Comunidade: Sandra Pereira Braga / (61) 99964-0425 / sandrabragatur@gmail.com  

 

Esta Comunidade do Alimento foi atualizada pelo projeto:

logo projeto completa

 

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s