Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

A produção agroecológica pelos assentados teve início em 1997, porém a Cooperativa Agroecológica dos Agricultores Familiares do Projeto de Assentamento Colônia I (Coopafama) foi criada em 1999, com o apoio do projeto Educando para a Sustentabilidade, assinado pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF). João Batista Alves Ribeiro, presidente da associação, aplica com frequência o conhecimento adquirido no curso de Educação do Campo para auxiliar na geração de renda das famílias do assentamento.

A Cooperativa comercializa em diferentes pontos de venda como o Mercado da Agricultura Familiar, na CEASA -DF, repassam produtos para revenda da Agroorgânica e participam da feira semanal do Ministério do Meio Ambiente.

A produção segue os conceitos da agroecologia com uma grande diversidade de ingredientes cultivados. O modelo de trabalho do grupo serve como referência a todo o Distrito Federal.  Entre os produtos, estão Abacate, banana, tangerina graviola, batata inglesa, cebola, batata baroa e folhosas.

A comercialização é feita em um curto período de tempo após a colheita, o que mantém o frescor dos alimentos. Sobre os preços, ainda estão em processo de balização para que o valor se torne mais justo para os produtores.

Estado/Região/Território: Distrito Federal/Região Centro-Oeste
Municípios: Brazlândia
Referência da Comunidade:  João Batista Alves Ribeiro/ (61) 99904-3559

Esta Comunidade do Alimento foi inserida na Rede Slow Food pelo projeto:
Logo Novo Projeto site copy

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s