Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

A Comunidade está organizada na forma da  Associação de Mulheres Agricultoras do Assentamento Monjolinho (AMAM) e conta com 22 produtoras.

Em 1989, um grupo de mães do assentamento uniu forças para conseguir doações de leite para as crianças da comunidade.  A iniciativa formou o Clube de Mães e esse grupo se transformou em associação em 2015, por necessidade de alcance de maior autonomia pelo grupo de mulheres. Essa formalização as auxiliou na organização e no recebimento de doações com a apresentação do CNPJ. Possuem estrutura de agroindústria que funciona dentro da sede da associação.

As produtoras realizam reuniões mensais, fazem entrega coletiva de pães, participam de feiras como as feiras do município de Anastácio todas as sextas-feiras onde vendem além de produtos de hortifruti, o tradicional frango caipira com pequi, produzido por eles. Também fazem compras coletivas de matérias-primas para produção do pão como trigo, óleo, açúcar e fermento, além da coleta de baru.

São agricultores familiares que usam produtos provenientes de extrativismo e não utilizam agrotóxicos nos ingredientes cultivados. Produzem e utilizam alimentos da região, frescos e que servem também como receitas para pães e refeições comercializadas pelo grupo. Realizam a venda direta, o que reforça o valor justo, embora ainda falta balizar os preços das polpas das frutas do Cerrado, mas o trabalho do grupo é bastante voltado ao pequi, com conservas, venda in natura. Além dos pães, dos frutos do Cerrado e do pequi vendem manga, laranja, hortaliças, baru, queijo, frango e ovos caipiras.

O grupo ainda comercializa alguns produtos in natura e de agroindústria (pães, bolos, polpas) para um total de 11 escolas estaduais.

Estado/Região/Território: Mato Gross do Sul/Região Centro-Oeste

Esta Comunidade do Alimento foi incluída na Rede Slow Food pelo projeto:

Logo Novo Projeto site copy

 

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s