Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

O nome do queijo e, consequentemente da Comunidade, surgiu em homenagem à cidade de Nicolândia, a maior produtora desse tipo de queijo no Mato Grosso do Sul. É um queijo de leite cru artesanal que corre risco de desaparecer, principalmente porque os queijos feitos de leite cru não são protegidos pela legislação brasileira . A receita foi elaborada pelos peões de comitiva durante a ocupação do Pantanal que ocasionou a fundação de fazendas, e que hoje segue sendo reproduzida pelos cinco produtores envolvidos, dedicados à produção do queijo. O grupo de produtores prepara artesanalmente o queijo semanalmente e o vende ao público final dentro das propriedades.

O processo é artesanal e o uso do leite cru garantem frescor e características únicas de sabor, o “terroir”. É um queijo amarelado por fora e branco por dentro. Fora da geladeira, o queijo pode estar próprio para consumo em até 30 dias. Também há produtores que realizam o processo de secagem próximo a fogões a lenha, para garantir um sabor defumado.

O grupo produz com princípios de sustentabilidade e grande parte do gado é alimentada em pasto solto. Além disso, na maioria das vezes a palha de milho é utilizada como embalagem.  Para o preparo, depois de ser fabricado com o auxílio de colher de pau, o queijo passa pelo processo de secagem e gotejamento, é envolvido e pendurado em sacos de algodão. O tempo de permanência depende do objetivo final: para um queijo mais frescal é preciso aguardar 10 dias. Para um resultado mais cremoso por dentro e curado por fora, é necessário de 15 a 30 dias. O queijo apresenta formato de cabaça.

Cada 10 litros de leite resultam em cinco peças de aproximadamente 350 gramas. Essa quantidade faz com que o produto seja vendido apenas diretamente ao consumidor.

Estado/Região/Território: Mato Grosso do Sul

 

Esta Comunidade do Alimento foi incluída pelo projeto:

 Logo Novo Projeto site copy

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s