Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

A Comunidade é formada por um grupo de 58 produtores orgânicos certificados de todas as regiões do Distrito Federal, com destaque para Brazlândia, Sobradinho, Fercal, Planaltina e Paranoá - onde se concentram a maior parte das produções. Esse grupo se formou em 1988 por 11 produtores rurais que vendiam seus produtos na pedra convencional da Ceasa. Começou se organizando com estrutura de associação em 2000 e em 2012 se transformou em cooperativa. Hoje comercializam em ponto fixo no Mercado de Orgânicos, na Ceasa. O ponto fixo funciona de segunda a sábado e atualmente o grupo se organiza para realizar vendas a atacado.

Entre outras atividades, os produtores se unem para trocar experiências de plantio e cultivo além de realizarem compras coletivas de adubo natural. Mais de 40% do grupo é formado por agricultores familiares e todos os alimentos são produzidos sem agrotóxicos por pequenos produtores.

Os produto são saborosos e chegam em três dias da semana (terças, quintas e sábados) e o produtor é responsável pela entrega, a partir das 3h desses dias.. Ele preenche uma planilha e há a conferência de quantidade. Com isso, o frescor dos produtos é garantido e a variedade é enorme: mandioca, couve, tomate, cebola, pimentão, berinjela, abóbora, ervilha, cogumelos, morango, melancia, maçã, uva, folhagens, além de ovos, leite e mel.

Já o preço está muito abaixo do que deveria ser. A perda na produção do orgânico é muito alta: de aproximadamente 30% se comparado aos ingredientes de plantios convencionais. Não existe a prática de cálculo de custo de produção, o que não transforma o valor repassado ao produtor em um valor justo.

Estado/Região/Território: Distrito Federal

Municípios: Brazlândia, Sobradinho, Fercal, Planaltina e Paranoá

Referência da Comunidade: Hermes Jannuzzi, (61) 99981-7348, sitiocorujinha@gmail.com

Esta Comunidade do Alimento foi incluída pelo projeto:

 

 Logo Novo Projeto site copy

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s