Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

A comunidade é formada por membros da mesma família que é precursora do projeto Promessa de Futuro e se mantém unida realizando um trabalho de cultivo, extrativismo, beneficiamento e comercialização de frutos e legumes presentes na zona rural. A comercialização do baru se transforma na principal atividade do grupo em períodos de boa safra. Quando a quantidade da castanha apresenta menor volume, a família dedica-se a produção de conservas.  

A atividade principal da família é a coleta e processamento de baru. Érica e a sobrinha preparam as geleias e conservas, produzidas com hortifrutis que seu irmão produz. A representante do grupo também é responsável pela comercialização e contabilidade. O grupo familiar é bem organizado e todos os membros se envolvem em diversas frentes, de forma que estão envolvidos em todas as partes do processo, desde o extrativismo até o beneficiamento. Para a comercialização, participam de feiras e também comercializam produtos de agroindústria em pontos de venda com foco no público consumidor de produtos naturais.

Produzem castanha de baru torrada, geleias de jabuticaba, cagaita, tangerina, chutney de banana e de manga, picles de milho, abóbora, quiabo e cebola e feijão azuki. Os dois produtos que são resultado de extrativismo são o baru (vendido torrado) e a cagaita (matéria prima para geleias). As conservas são feitas com ingredientes produzidos no terreno da família como abóbora, milho e cebola. O feijão azuki e o hibisco também são produzidos pela família.

É comercializado a poucos quilômetros do local de produção, o que ajuda a manter seu frescor., além de que todos os alimentos são livres de agrotóxicos. Para o preço justo, a família realizou os cálculos de custos com apoio da EMATER -GO e do Sebrae.

Atualmente, não participam ativamente do Slow Food, mas já estiveram no Terra Madre em  2004 como Comunidades do Alimento e em 2006, 2008, 2010 e 2012, como representantes da Fortaleza do Baru.  Já participaram do Slow Film, em Pirenópolis, em uma atividade de turismo rural.

Estado/Região/Território: Goiás/Região Centro-Oeste

Municípios: Caxambu, Distrito de Pirenópolis

Referência da Comunidade: Érica Danielle de Mesquita, (62) 99107-1000, promessadefuturo@hotmail.com

 

Esta Comunidade do Alimento foi incluída pelo projeto:

Logo Novo Projeto site copy

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s