Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

O grupo iniciou as atividades em 1999, a partir de uma articulação dentro da Rede Cerrado. O recorte do trabalho foi em grupos comunitários de mulheres que trabalhavam com medicina tradicional. O objetivo era fortalecer esses grupos com a valorização da biodiversidade do Cerrado e assegurar o direito dessas mulheres à utilização de produtos locais. Ocuparam espaços e lançaram em 2009 a primeira Farmacopeia Popular do Cerrado, reeditada em 2010. A iniciativa foi um marco do registro de conhecimento tradicional do uso das plantas do bioma. Também construíram conjuntamente o Protocolo Comunitário Biocultural das Raizeiras do Cerrado (documento que garante a preservação de práticas medicinais com plantas do Cerrado) e realizam a extração de óleos vegetais para consumo alimentício e cosmético. Hoje estão em 10 regiões do bioma Cerrado com aproximadamente 500 pessoas.  

O grupo tem como atividade principal o extrativismo e beneficiamento de produtos do Cerrado como a retirada de óleos vegetais. Realização de reuniões, participação conjunta em feiras e eventos focados na valorização da biodiversidade. Os ingredientes fazem parte da biodiversidade do Cerrado, perfil que garante a ausência de agrotóxicos e extrativismo limpo. A precificação dos produtos considera o poder aquisitivo da comunidade local, embora o mercado ainda não seja justo, por conta da falta de acesso. Na hora da precificação dos produtos, levam em conta a acessibilidade da comunidade local. Os valores de comercialização mantém a sustentabilidade do trabalho, mas o acesso ao mercado ainda é muito restrito. Os produtos comestíveis são os óleos de pequi, macaúba e coco indaiá. Grande parte dos óleos é extraída com o método tradicional.

Estado/Região/Território: Goiás e Tocantins/10 territórios do bioma Cerrado

Municípios: Goiânia e Barro Alto; Buriti do Tocantins,

Referência da Comunidade: Lourdes Cardozo Laureano,  (31) 98417-4460, a.pacari@terra.com.br

Esta Comunidade do Alimento foi incluída pelo projeto:

Logo Novo Projeto site copy

 

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s