Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

A Comunidade é formada por 20 famílias de catadores que são nativos da região, a maioria de baixa renda. O trabalho de colheita do fruto é realizado em maior quantidade por mulheres e idosos.

Na época do fruto, de novembro a dezembro, os membros das famílias saem em busca da guavira para catá-la nas fazendas sul-matogrossenses. Cerca de 50 pessoas participam de todo o processo de beneficiamento do fruto (colheita, lavagem, secagem, separação da casca e polpa). Antigamente descartada, a casca é utilizada como matéria-prima da especiaria de guavira, com sabor semelhante à noz-moscada e comercializada na Feira do Produtor, no centro da cidade. As sementes são processadas junto com a polpa.

A guavira (também conhecida como guabiroba) é um produto da Arca do Gosto.  A guavira é resultado de um trabalho de extrativismo em que não há uso de agrotóxicos. Assim, é um alimento fresco, nativo e não cultivado. Também é 100% aproveitado.

O festival gastronômico de Bonito contribuiu para maior valorização da guavira entre os consumidores e cozinheiros. Os chefs de cozinha e o consumidor final enxergam a fruta ou o subproduto da guavira com amplo leque de possibilidades. Toda essa transformação entre os catadores, chefs de cozinha e população transformou a atividade em um ofício com remuneração justa.

A especiaria de guavira foi criada pelo produtor rural Almiro Kelm: é um tempero em pó feito com a casca do fruto e bastante utilizado pelos chefs e cozinheiros da região. O sabor é similar à noz-moscada e pode ser utilizado em molhos e carnes. A Comunidade também produz  cachaça de guavira, geleia, rapadura, polpa e licor.

Estado/Região/Território: Mato Grosso do Sul/Região Centro-Oeste

Municípios: Bonito

Referência da Comunidade: Letícia Krause, (67) 99295-6176

Esta Comunidade do Alimento foi incluída pelo projeto:

Logo Novo Projeto site copy

 

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s