Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

A comunidade está organizada em forma de associação e atende pelo nome Associação de Agricultores Orgânicos da Pedra Branca (AGROPRATA), criada a partir de projeto da ONG Roda Viva entre 2001 e 2003 e  iniciaram um olhar sobre as microbacias hidrográficas da região. O grupo de produtores integra o Sistema Participativo de Garantia (SPG), tendo obtido seu título de conformidade orgânica.

Por meio do método de produção e cultivo orgânico, a comunidade produz frutas, especialmente banana e caqui, além de aipim, hortaliças, plantas medicinais. O grupo produz também banana, caqui e jaca desidratada e inicia uma produção de vinagre também de caqui e banana. O método de cultivo agroecológico não agride o meio ambiente, com todo o processo e prática sustentáveis, seus métodos de processamentos e cultivos são artesanais, preservando a cultura local.

O alimento é bom porque é cultivado em sistema agroecológico, respeita a sazonalidade e o clima local, portanto, os alimentos nascem e crescem a seu tempo, adquirindo características organolépticas incríveis em comparação com os métodos de plantio venenosos. O alimento é justo devido ao respeito às condições de trabalho das famílias de agricultores e suas formas de comercialização. Os valores corretos praticados nas feiras agroecológicas, gerando satisfação para ambos os lados, tanto do produtor como do consumidor, e suas relações de respeito mútuo tornam as ações comerciais equilibradas, além da prática da hospitalidade e da solidariedade, que são valores socioculturais indissociáveis na produção orgânica.

 

Estado/Região/Território: Rio de Janeiro/Região Sudeste

Municípios: Campo Grande

Referência da Comunidade: Sr. Arnaldo -  21 99126010 / 34072315

 

Esta Comunidade do Alimento foi incluída na Rede Slow Food pelo projeto:

logo projeto completa

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s