Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

Organizados a partir da  Associação de Produtores Rurais e Artesãos da Microbacia do Fojo (AFOJO), a comunidade do Fojo é formada por famílias que vivem há mais de 50 anos no local, entre proprietários e arrendados, com um largo histórico em cultivo de alimentos. No  início, a plantação era mantida com agrotóxicos, pois lhes rendia uma maior produção, mas, em contrapartida, era vendida com menor preço, além de provocar danos à saúde das famílias de agricultores do local. Hoje em dia, a produção é mais diversificada, com uma qualidade muito superior de suas características organolépticas e ambientais, embora a produção seja menor, pode-se vender por um preço mais justo. A saúde das famílias melhorou por conta do sistema de plantio agroecológico.

A forma agroecológica de cultivo,, além de melhorias em aspectos como o social e cultural, também influenciou bastante o aspecto econômico, portas para outras formas de negócios e espaços se abriram. Hoje a associação trabalha em parceria com outras associações, como a associação de agricultores de Teresópolis, ou parcerias como a Feira agroecológica da UFRJ.

Respeitando a sazonalidade e tentando, na medida do possível, com bastante respeito à comunidade e à natureza, atender a demanda dos consumidores, os produtores da AFOJO produzem alimentos in natura, colhidos da plantação e produtos processados, como doces, compotas, geleias, pó de café entre outros tantos.

Na AFOJO se produz quiabo, couve, araruta, aipim, milho, pupunha, café, laranja, tangerina, acerola, jabuticaba, fruta pão, taioba, chaia, batata cenoura, cenoura, batata roxa, batata inglesa, laranja da terra, limão siciliano, limão galego, limão taiti, pinha, biribá, graviola, abóbora caravana, abóbora baianinha, abóbora sergipana, abóbora d’água, feijão vermelho, feijão preto, feijão carioquinha, ervilha, amendoim, inhame, cana, banana vinagre, banana d’água, banana ouro, banana prata, banana são tomé, banana missura, banana da terra, banana figo, banana mel e banana chifre de veado. Além de outros produtos processados e beneficiados: café torrado e moído, café em grão, rolinho de abóbora com coco, doce de banana passa, doce de banana, tangerina cristalizada, geleia de mamão, geleia de maracujá, doce de mamão, geleia de pera, geleia de abóbora, doce de jiló, doce de cajá e doce de jaca.

 

Estado/Região/Território: Rio de Janeiro/Região Sudeste

Municípios: Guapimirim

Referência da Comunidade: Anísio Benevides da Silva -  (21) 2632 8724

 

Esta Comunidade do Alimento foi incluída na Rede Slow Food pelo projeto:

logo projeto completa

 

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s