Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

A Comunidade está organizada na forma da Cooperativa dos Agricultores Familiares e Agroextrativistas do Vale do Peruaçu Ltda (Cooperuaçu) e conta com, aproximadamente, 60 agroextrativistas da região.

É composta por comunidades envolvidas que se articulam para coletar os frutos coletivamente e há outras que cada cooperado colhe individualmente e repassa para a cooperativa para beneficiamento dos frutos. São os próprios cooperados que trabalham no beneficiamento; atualmente, um grupo de mulheres é responsável pelos produtos.

O extrativismo é feito de forma sustentável, garantindo a preservação das espécies, e não gera resíduos ou material não aproveitado. Com isso, produzem polpas de frutas congeladas, polpa de pequi em conserva, creme de pequi, óleo de pequi, molho de pequi com pimenta e sem pimenta, farofa de pequi, castanha de pequi, farinha de jatobá, farinha de mandioca, geleia e compota de umbu, geleia de cagaita e doce de araticum.

 

Estado/Região/Território: Minas Gerais/Região Sudeste

Municípios: Vale do Peruaçu

Referência da Comunidade: Valdomiro da Mota Brito - (38) 3424-1082 / 999920561-  cooperuacu@gmail.com

 

Esta Comunidade do Alimento foi incluída na rede Slow Food pelo projeto:

Logo Novo Projeto site copy

 

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s