Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

A Comunidade está organizada  como Cooperativa de Agricultores Familiares e Agroextrativistas ambiental do Vale do Riachão (Cooperriachão) e Associação Comunitária dos pequenos Produtores Rurais de Riacho D’Antas e Adjacências (ACPPRRDA/UBCM).

A associação tem 46 associados, a Cooperativa 33 e cerca de 400 famílias estão cadastradas como catadores do coco da macaúba - planta nativa, típica da região. A extração é feita respeitando a sazonalidade e através de técnicas tradicionais de manejo e beneficiamento.

O processamento do pequi foi abandonado, mas os membros ainda possuem experiência com esse fruto. Os trabalhos com macaúba iniciaram por meio de uma luta pelo acesso ao rio Riachão, contra fazendeiros que colocaram pivôs de irrigação no curso do rio, o que causou falta de água para alguns. Os moradores foram até a justiça e conseguiram que os fazendeiros removesse os pivôs. Dessa luta, perceberam que podiam continuar unidos por outras causas e se dedicaram aos potenciais da macaúba, que já era utilizado pelos antepassados, principalmente para fazer carvão. O grupo continua fazendo trabalhos de conscientização ambiental e de proteção de árvores nativas. A macaúba já foi considerada “uma praga”, devido a grande abundância com que ocorria, mas hoje compreendem a importância da sua proteção. Iniciaram trabalhos de conscientização ambiental também nas escolas. Há, também, pessoas que mantém a família com a venda de polpas de frutas colhidas no quintal.

Produzem óleo, ração para os animais, sabão em barra, pasta para “brilho alumínio”, óleo cosmético para cabelo e pele, sabão em pó, sabonete em barra, e tiram o mesocarpo, tudo do coco macaúba. O óleo puro é vendido e entregue para Petrobrás.

 

Estado/Região/Território: Minas Gerais/Região Sudeste

Municípios:  divisa dos Municípios de Montes Claros, Mirabela e Coração de Jesus

Referência da Comunidade:  Agnaldo e João Elias: (38) 998031532 ou (38) 999349937

 

Esta Comunidade do Alimento foi inserida na Rede Slow Food pelo projeto:

Logo Novo Projeto site copy

 

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s