Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

A Comunidade está organizada na forma da Cooperativa dos Pequenos Produtores Agroextrativistas de Pandeiros LTDA – COOPAE . A cooperativa está organizada desde 2008 e todos os cooperados têm o seu próprio terreno

O extrativismo e beneficiamento dos frutos feitos pelas pessoas da comunidade são destinadas à cooperativa, para comercialização. As comunidades da região trabalham em parceria com a cooperativa em eventos, na compra e socialização de matéria prima e cada lugar trabalha com produtos diferentes.

Os produtores fazem conserva de pequi, trabalham com baru, mel,  rapadurinha, polpas e sorvetes de frutas (acerola, umbu, cagaita, araçá, manga, coquinho azedo, tamarindo) que vão para as escolas e geleias, compotas e doces de frutos do cerrado, como de tamarindo. Também há produção coletiva no período de safra e trocas de experiências e apresentações das ações da cooperativa em comunidades vizinhas. A cooperativa se organiza também para expor e comercializar os produtos no balneário do Pandeiros.

Os produtos são produzidos a partir da coleta e manejo sustentável de frutos nativos do Cerrado, respeitando a sazonalidade e beneficiado com técnicas e produtos naturais. A produção de mel e derivados está aliada à preservação da vegetação autóctone. A produção coletiva garante renda para todos os participantes e os produtos alcançam valores justos no comércio regional e ampliado.

 

Estado/Região/Território: Minas Gerais/Região Sudeste

Municípios: Distrito de Pandeiros - Januária

Referência da Comunidade:  Ailton – (38) 998252879/ Vicentina Bispo Almeida - (38) 999849746

 

Esta Comunidade do Alimento foi incluída na Rede Slow Food pelo projeto:

Logo Novo Projeto site copy

 

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s