Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

A Comunidade está organizada como a Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas Gerais e envolve apicultores em 19 municípios da região do norte de Minas Gerais, com a predominância do bioma cerrado, os apicultores garantem a oferta de méis de diversas floradas em toda a região. Um dos principais méis dessa região é o mel de florada predominante de aroeira.

A principal atividade dos produtores envolvidos é a apicultura. Atualmente existem 6 unidades de extração de mel em toda a região. A apicultura consiste em uma atividade que concilia a preservação da mata nativa com a geração de renda ao homem do campo norte mineiro, de maneira que mesmo com a escassez de chuvas na região, a atividade encontra-se em fase de expansão contando com a adesão e envolvimento de um número cada vez maior de pessoas.  

A apicultura praticada pelos associados à COOPEMAPI trabalha o intenso cuidado dos enxames, desde o momento da escolha da localização dos apiários, em regiões de mata nativa do cerrado, até o manejo adequado das colméias. Essa atividade contribui substancialmente para a preservação da biodiversidade de ecossistema, uma vez que a principal função das abelhas é a polinização. Ao fortalecer e reproduzir cada vez mais enxames, os produtores conseguem alinhar ações de preservação ambiental do cerrado com a produção de uma alimento rico em nutrientes, com fortes propriedades medicinais e que ainda garante a geração de uma renda justa a esses sujeitos.

O alimento é bom por ser oriundo de enxames que recebem o manejo adequado, procedendo a boas práticas no momento da colheita e da centrifugação e do processamento do mel. Um dos principais produtos é o mel da florada predominante de aroeira uma espécie nativa do cerrado brasileiro; o mel é limpo pois é produzido pelas abelhas que utilizam predominantemente o pólen de espécies nativas do cerrado, contribuindo também diretamente para a preservação da biodiversidade deste bioma.

O mel produzido pelos apicultores associados é justo, pois estes recebem todo o apoio no tocante a assistência técnica e orientação produtiva da cooperativa. Dessa forma, esses associados conseguem obter um preço justo pelo seu produto, garantindo uma renda que cobre todos os custos de investimento e uma remuneração adequada ao tempo de trabalho que cada produtor gasta com sua produção.

 

Estado/Região/Território: Minas Gerais/Região Sudeste

 

Esta Comunidade do Alimento foi incluída na Rede Slow Food pelo projeto:

Logo Novo Projeto site copy

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s