Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

A Comunidade está organizada na forma da Associação Viver e Servir e conta com aproximadamente 50 associados. A Associação agrega várias comunidades rurais da região de São Francisco, cidade sede localizada às margens do rio de mesmo nome. O grupo está trabalhando para transformar a associação em cooperativa, pois já trabalha de forma coletiva. Para isso, já foi feito o estatuto e estão discutindo os detalhes, as questões burocráticas da formação da diretoria, contribuição dos cooperados, etc. Possuem uma unidade de beneficiamento onde são processados os frutos e cada um contribui de alguma forma nos trabalhos.

A dinâmica da Associação está toda voltada para o beneficiamento dos frutos e demais produtos da agricultura familiar. Cada associado tem sua roça, plantação ou criação e também colhem frutos na região, de acordo com as safras. Há as pessoas que trabalham na unidade, as que fazem a coleta, as que fazem o beneficiamento e outras que ficam responsáveis pela horta. A única atividade feita nas propriedades particulares dos associado são os abates dos animais.

A Comunidade trabalha com a coleta de frutos nativos e cultivo de alimentos regionais, com respeito à sazonalidade e manejo adequado das espécies,  e é responsável pelo beneficiamento dos produtos que são consumidos localmente ou comercializados no entorno. As roças fazem parte do ambiente doméstico e tudo é produzido em pequena escala e com respeito ao meio ambiente. A agricultura é praticada em pequena escala em unidades familiares, sem uso de produtos químicos e combinando a criação de animais com as roças. Assim, o alimento é produzido pelas próprias famílias para consumo local ou comércio regional.

Vários dos produtos da Comunidade são contemplados pela Arca do Gosto, como o pequi,  o buriti, a mangaba, o maracujá do mato (também conhecido como maracujá da caatinga). Trabalham também com banana, acerola, goiaba, galinha, boi, hortaliças em geral, polpa de fruta, geleias, trufas e sorvetes com os frutos encontrados na região.

Estado/Região/Território: Minas Gerais/Região Sudeste

Esta Comunidade do Alimento foi incluída na rede Slow Food pelo projeto:

Logo Novo Projeto site copy

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s