Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

A Comunidade está organizada na forma da Associação Comunitária Unidos de Largas, que foi fundada em 1997, com Sede em Largas, mas abrangendo as comunidades de Ribeirão e São Domingos II, na região norte de Minas Gerais. Conta com quase 200 associados e busca o reconhecimento oficial como grupo quilombola, além da regularização de parte das terras onde vivem e trabalham.

A Comunidade produz feijão, arroz e mandioca nas roças individuais e coletam frutos como o buriti, pequi, coquinho azedo, cabeça de nego (araticum) para venda na região ou para o repasse para a Cooperativa Grande Sertão. Organizam reuniões todo segundo domingo do mês, mas devido às distâncias e grande número de participantes, muitos membros não conseguem manter a frequência.

Os frutos nativos e de estação são produzidos e beneficiados pela própria comunidade. Trabalham de maneira sustentável com  respeito aos ciclos e necessidades naturais das espécies manejadas. Vários dos frutos nativos do extrativismo da Comunidade são contemplados no catálogo da Arca do Gosto,  como pequi, buriti e araticum. Também produzem outros alimentos com base agroecológica e trabalho coletivo. Os produtos são cultivados no quintais das casas, nas roças adjacentes e nasa áreas de “mato” do cerrado.   Parte dos alimentos é destinada a subsistência e parte para a comercialização.

Infelizmente, nem sempre o fruto do trabalho com o extrativismo consegue se organizar e conquistar o devido valor e reconhecimento no mercado e por vezes é vendido a preços baixos e não alcança os canais adequados.

 

Estado/Região/Território: Minas Gerais/Região Sudeste

Municípios: Bonito de Minas

Referência da Comunidade: Cristino, (38) 99914157 ou (38) 99813-1748

 

Esta Comunidade do Alimento foi incluída na Rede Slow Food pelo projeto:

 Logo Novo Projeto site copy

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s