Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

A Comunidade está organizada na forma da Aprocampos (Associação Dos Produtores de Queijo e Derivados do Leite Dos Campos de Cima da Serra) e conta com o envolvimento de aproximadamente 40 famílias.

Esta é uma Comunidade agrícola de trabalho em criação de gado e queijo artesanal Serrano, que constitui  a principal fonte de renda para as famílias da região. O queijo é produzido  em pequenas quantidades, diariamente, por agricultores familiares em instalações rurais. Os homens são responsáveis pela ordenha e as mulheres para o processo de tomada de queijo. A população que vive na área é de ascendência portuguesa e o queijo Serrano é parte de sua dieta diária, além disso, ele também é muito apreciado também em regiões onde há descendentes italianos e ao longo da costa. A Comunidade pretende manter seu conhecimento tradicional vivo, e para preservar a qualidade do processo artesanal, para garantir a higiene, para proteger os direitos dos produtores, para criar mecanismos para separar tradicional queijo Serrano no mercado e criar valor acrescentado para a produto.

O saber-fazer do queijo Serrano, feito com leite cru de gado de raça mista, vem sendo transmitido de geração a geração, de modo que até hoje ele continua sendo um dos principais produtos da agricultura familiar nas regiões produtoras. Está assim fortemente ligado ao território e ao povo que o produz, fazendo parte da tradição e do cotidiano locais. A produção do queijo serrano se dá de forma sustentável, com poucos insumos de fora da propriedade e com leite oriundo do “gado crioulo” formado por raças de corte antigas, franqueira ou crioula lageana, das quais existem poucos exemplares atualmente.

Para que o valor seja justo, o queijo Serrano é vendido principalmente através de intermediários, bem como pelos próprios produtores.

De acordo com a legislação vigente no estado do RS, o leite utilizado na produção do queijo artesanal deve ser da propriedade ou posse rural em que se situa a queijaria, sendo proibida a aquisição de leite de outros locais, mesmo que próximos ao estabelecimento.

 

Estado/Região/Território: Estado do Rio Grande do Sul/Região Campos de Cima da Serra/Região Sul

Municípios: Bom Jesus e São José dos Ausentes

Referência da Comunidade: Heloísa Teixeira Aguiar, embjesus@emater.tche.br

 

Esta Comunidade do Alimento foi revisada pelo projeto:

Logo Novo Projeto site copy

 

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s