Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

Com dois apicultores envolvidos, a Comunidade produz mel desde meados dos anos 90, sempre longe de lavouras e com mata nativa. O mel produzido é o de apis melifera. A família dos atuais apicultores já produziam mel desde os bisavós na região com florada nativa, que é caracterizada por plantas do bioma Mata Atlântica, dos campos de altitude e floresta ombrófila mista e buscam engajar mais três apicultores em breve.

O mel é produzido em  caixas de madeira de araucária e mais comumente de reflorestamento e a extração é realizada por desoperculação e centrifugação mecânica.

Os enxames são reproduzidos e capturados com caixa-isca ou multiplicados. As abelhas na região dos campos de cima só sofrem com a ação do frio e falta de alimento, não necessitando nenhum tratamento que não seja preventivo como a diminuição do espaço na entrada da colmeia (alvado) para que diminua a entrada de ar frio, e complementando a alimentação no período mais frio do ano onde a comida é muito escassa, utilizando o próprio mel na alimentação.

O alimento possui características únicas devido à florada nativa. A Comunidade utiliza muito o mel na sua alimentação do dia-a-dia e os grandes centros urbanos também criam muita demanda para a produção dos campos de cima.

A comercialização é feita para empresas de exportação, para pequenos mercados locais e para o consumidor final. O consumidor final consiste em cafés coloniais e pousadas, e é o que melhor remunera, mas o volume de compra é pequeno, portanto dependem bastante das exportações para escoamento da produção.

O mel é produzido  longe de qualquer contaminante de lavoura, evitando plantações de eucalipto e cultivos transgênicos.  Não utiliza ação química na produção ou tratamento das abelhas, e tampouco na vegetação de entorno. As abelhas ajudam na polinização das plantas nativas.

Estado/Região/Território: Rio Grande do Sul/Região Sul

Esta Comunidade do Alimento foi incluída na Rede Slow Food pelo projeto:

 Logo Novo Projeto site copy

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s