Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

A Comunidade está organizada na Associação companheiros da Natureza, inclui 10 famílias de agricultores e possui uma agroindústria, a Novocitrus, onde acontece o processamento da fruta.  As famílias estão distribuídas entre os municípios gaúchos de Pareci Novo, Montenegro, Maratá e Brochier, no Vale do Caí. A agroindústria tem sede em Pareci Novo.

Ao todo, são entre 25 adultos: 13 homens e 12 mulheres. Desse total fazem parte 6 jovens, sendo em igual número de homens e mulheres. Assim, a produção é ecológica e faz parte da tradição produtiva e alimentar das famílias. A mão-de-obra é prioritariamente familiar, contribuindo para a permanência das famílias no campo.

A Comunidade está envolvida com a  produção de produtos orgânicos certificados pela Rede Ecovida. Produzem laranjas, tangerina, limão, goiaba, figo, melancia, abóbora, cana-de-açúcar, morango, tomate, aipim, banana, entre outros em menor escala. A agroindústria Novocitrus produz vários alimentos a partir da variedade colhida, como sucos integrais de laranja e tangerina, suco de goiaba e maracujá, geléias  sem adição de açúcar, biomassa de banana verde e molho de tomate.

As frutas, geléias e preparos são feitos preservando as características de frescor e sabor, sem adição de ingredientes que mascaram os sabores das frutas, também  visando o bem estar e nutrição saudável.

A Comunidade também comercializa seus produtos em feiras orgânicas em Porto Alegre, capital do Estado, em lojas de produtos naturais e restaurantes.

 

Sobre os produtos:

Frutas e hortaliças: produzem laranjas, tangerina, limão, goiaba, figo, melancia, abóbora, cana-de-açúcar, morango, tomate, aipim, banana de forma agroecológica, respeitando os princípios da sustentabilidade.

Sucos laranja e tangerina: é produzido a partir da fruta orgânica, sem aditivos químicos.

Sucos goiaba e maracujá: é produzido a partir da fruta orgânica, com açúcar orgânico, sem aditivos químicos.

Geléias sem adição de açúcar e com calda de agave: são produzidas a partir de frutas orgânicas, sem aditivos químicos e sem açúcar.

Molho de tomate: é produzido com tomates orgânicos e sal marinho.

Biomassa de banana verde: é feita a partir da banana colhida verde, integral.

 

Estado/Região/Território: Rio Grande do Sul/Região Sul/Vale do Caí
Municípios: Pareci Novo (sede), Montenegro, Maratá, Brochier, Harmonia.

Referência da Comunidade: Maria Helena da Rocha, (51) 9933 0333,
novocitrus@yahoo.com.br

Esta Comunidade do Alimento foi revisada pelo projeto:

Logo Novo Projeto site copy

 

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s