Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

Kátia Karam Toralles (Presidente da Comissão)

Antropóloga e produtora rural. Líder do Convívio Pirenópolis, cidade onde trabalha apoiando produtores locais e fazendo, desde 2003, a conexão destes com o movimento Slow Food.

Adriana Lucena

Especialista em Política Agrícola pela Faculdade de Direito de Lisboa. Sempre esteve voltada para os estudos do semi-árido nordestino, concentrando sua atenção na gastronomia regional e local. Vivente de uma casa de taipa em Jandaíra/RN, produz pimentas, é Chef de cozinha e líder do Convívio Potiguar.

Elisa Correa

Jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade de Florença, estuda a aplicação dos princípios do Slow Food ao jornalismo. Membro do Convívio São Paulo. 

Francisco Ansiliero

Nascido no Brasil com ascendência italiana, Ansiliero é um chefe de cozinha altamente conceituado no cenário gastronômico nacional. Co-fundador e membro do Convívio Slow Food de Brasília, em 2004 foi o representante para as Américas entre os cinco chefes de cozinha convidados para cozinhar no Salone del Gusto.

Geraldo Damasceno

Biólogo formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com mestrado e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e atualmente coordenador da pós-graduação em Biologia Vegetal. Atua principalmente em programas de pesquisa e extensão que visam o conhecimento e conservação de ambientes inundáveis do Pantanal e florestas estacionais. Tem atuado junto a comunidades ribeirinhas do rio Paraguai no incentivo ao uso da flora local na alimentação e melhoria da renda (programa desenvolvido em conjunto com a ONG ECOA e o CEPPEC - Centro de Produção, Pesquisa e Capacitação do Cerrado - assentamento Andalúcia, Nioaque - MS).

Jerônimo Villas-Boas

Ecólogo formado pela UNESP de Rio Claro (SP) e mestre em Gerenciamento Ambiental pela Universidade Federal da Paraíba. Atua na área de ecologia aplicada, agroecologia e sistemas alternativos de produção, em especial com a cadeia produtiva das abelhas nativas sem ferrão. Pesquisa características físico-químicas e sensoriais dos produtos das abelhas, principalmente do mel, e parâmetros para seu controle de qualidade.

Marina Vianna Ferreira

Bióloga, pós-graduada em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos. Especializou-se na área de ecologia humana, focando temas como resiliência de sistemas alimentares e comunidades litorâneas. Tem experiência em projetos no terceiro setor com grupos de produtores e educação alimentar. Atua em projetos, e como consultora, nas áreas de sustentabilidade e resiliência de sistemas socioambientais, cadeias produtivas locais, patrimônio e educação alimentar.

Mauricio Fonseca

Historiador, indigenista e produtor cultural. Coordenador técnico do projeto "Nhanhoty Jejy - Fortaleza do Palmito Juçara" abrangendo comunidades guarani do Litoral Norte de São Paulo e Vale do Ribeira. Coordenador Geral do Prêmio Culturas Indígenas, vinculado à Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do  Ministério da Cultura, que, entre outras diversas expressões culturais, busca valorizar a culinária e os plantios tradicionais praticados há vários séculos por povos indígenas em todo o Brasil.

Paulo Kageyama

Professor Titular da ESALQ - Universidade de São Paulo, com Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Biodiversidade Tropical; Membro do Grupo de Experts da FAO/Roma em Conservação de Recursos Genéticos Florestais, Membro da CTNBio- Comissão Técnica Nacional de Biosseguranca deTransgênicos. Tem trabalhado com Pesquisas em Biodiversidade e com Agrobiodiversidade e Sistemas de Produção para a Agricultura Familiar.

Roberta Marins de Sá

Cientista de Alimentos, com Doutorado em Bioquímica de Alimentos pelo International Centre for Brewing and Distilling, na Heriott-Watt University (Edimburgo, Escócia). Coordenou os projetos do Slow Food no Brasil entre 2005 e 2009 e hoje trabalha como consultora em desenvolvimento rural sustentável, segurança e soberania alimentar e apoio às comunidades rurais. Atualmente é representante do Brasil no Conselho Internacional do Slow Food e líder do Convívio Cerrado.

Rodrigo Oliveira

Ex-estudante de Engenharia e Gestão Ambiental, largou os estudos para cuidar do negócio da família vinda do sertão de Pernambuco, um empório de produtos nordestinos em São Paulo. Formado em Gastronomia pela Univeridade Anhembi Morumbi, foi transformando a casa fundada em 1973 em um restaurante de cozinha regional sertaneja, o Mocotó, onde apresenta os sabores e tradições da sua terra de maneira moderna e criativa.

Rosângela Cintrão

Engenheira agrônoma, com mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pelo CPDA/UFRRJ.  Membro do Convívio do Rio de Janeiro e voluntária do Instituto Maniva. Participante da Rede Ecológica, de compras coletivas de produtos orgânicos e da economia solidária. Tem experiência de atuação junto a ONGs com trabalho em Agroecologia. Pesquisadora em temáticas relacionadas com desenvolvimento rural, políticas públicas para agricultura, movimentos sociais no campo.

» Conheça os produtos brasileiros na Arca do Gosto

» Indique um produto para a Arca do Gosto  

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s